Filarmónica Quiaense 3 de setembro de 1953
Filarmónica Quiaense 1978
Filarmónica Quiaense 1994
O mais antigo documento conhecido que se refere à Sociedade Filarmónica Quiaense tem a data de 14 de Maio de 1824. No entanto, a sua formalização como associação só ocorreu em 25 de agosto de 1869 com a aprovação dos primeiros Estatutos, adotando a partir desse ano o Dia de Reis para celebração das comemorações de aniversário.
Atuou pela primeira vez na cidade da Figueira da Foz em outubro de 1863, de forma espontânea, ainda antes da data oficial da sua fundação, para participar no “Te Deum” em honra do nascimento do Príncipe Real, posteriormente Rei D. Carlos I, como atesta o registo de agradecimento público do então presidente de Câmara. Com um longo percurso dedicado em exclusivo ao ensino e divulgação da música, feito através da escola de música, coro litúrgico e filarmónica, teve em Frederico Augusto da Silva Nobreza, notável quiaense, o seu primeiro maestro e dinamizador, aquando da formalização como associação. É a mais antiga associação da freguesia de Quiaios e uma das mais antigas do concelho, sendo por isso presença respeitada e incontornável nas festividades locais e regionais.
Das muitas participações em iniciativas culturais concretizadas por organismos do Estado ou entidades civis, destacam-se o prestigiante apuramento no encontro distrital de bandas de Coimbra e a consequente participação na final do encontro de bandas realizado no Porto na década de sessenta do século passado.
Iniciou o processo de integração na Casa do Povo de Quiaios em 1977, instituição que se mantém como seu suporte jurídico, ganhando assim melhores condições materiais e uma nova dinâmica.
Em 1982 foi agraciada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz com a medalha de mérito cultural em ouro e em 2008 foi novamente agraciada com a medalha da cidade.
Na primeira década do presente século retomou a organização dos encontros de bandas de Quiaios através de intercâmbio com outras cogeres de diversos pontos do país, tendo em 2005, feito a sua primeira deslocação aos Açores, que repetiu em 2015.
Em 2019 acompanhou musicalmente, duas vezes com assinalável sucesso, aquele que é considerado o maior cantor do pop rock português, José Cid. Em 2023, acompanhou um dos mais consagrados artistas da música ligeira atual, FF e, também, a banda Quinta do Bill, considerada a maior banda de folk-rock nacional.
É filiada no INATEL, Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra e Associação de Coletividades do Concelho da Figueira da Foz de que é sócia fundadora.
Atualmente é composta por 55 elementos, a larguíssima maioria com idade inferior a 20 anos, sendo dirigida pelo Maestro António José Loureiro Jesus.
António Jesus é licenciado em Professores do Ensino Básico, variante Educação Musical e com o grau de Mestre em Educação Musical do Ensino Básico. Completou o 8º grau em clarinete no Conservatório David Sousa, na classe do Prof. César Ramos, e trabalhou com os professores: António Saiote, Nuno Pinto, Bruno Graça, Virgílio Caseiro, Edwin Gordon.
Participou no projeto musical “Coimbra Vibra” orientado pelos Professores Murray Schafer e Victor Flusser, integrada na Capital Nacional da Cultura. Participou como instrumentista na Orquestra Invicta de Clarinetes, Orquestra e Quarteto de Clarinetes do Conservatório David Sousa, Grupo de instrumentos de sopro de Coimbra e Orquestra de Câmara de Coimbra. Como coralista, integrou a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música.
É membro titular e fundador do quarteto de clarinetes da Figueira da Foz.
Como maestro dirigiu a orquestra ligeira de Santo Amaro da Boiça, banda filarmónica de Vila Nova D’Anços e Banda União filarmónica Verridense e participou em projetos com os músicos André Sardet, José Cid, FF e a banda Quinta do Bill.
Atualmente, leciona no Agrupamento de Escolas de Mira, Conservatório David Sousa, dirige o Coro Geriátrico Viegas Nascimento e a Filarmónica Quiaense.
Neide Gonçalves
Lina Rodrigues
Joana Gonçalves
Diogo Vieira
Maria João Pereira
Maria Santos
Vera Visser
Inês Silva
Ariana Ferreira
Ana Carolina
Filipa Neto
Cátia Oliveira
Mariana Nunes
Mafalda Alvarinho
Jorge Balsas
Antonio Balças
Diogo Ferreira
Carolina Tonel
Simão Dias Peça
Matilde Balsas
Mariana Marques
Mafalda Moreira
Beatriz Machado
Miguel Rocha
José Brás
Aldina Sá
Rui Pêgo
Matilde Cardoso
Mariana Tonel
Eugénia Nascimento
Sofia Pinto
Paulo Alvarinho
Carlos Fonseca
Rafael Neto
Daniel Guerreiro
Ruben Balsas
Dinis Magalhães
Dinis Reis
João Carvalho
Tiago Cardoso
António Cardoso
Rúben Nascimento
Diogo Magalhães
Tiago Góis
Telmo Carvalho
Luis Visser
Lino Melanda
Nuno Góis
João Pedro Melanda
António Maia Loureiro
Dmytro Ivashchyk
Tiago Marques
Tiago Martins
André Machado
António Maria
Tiago Marques
Leonor Nogueira
Telmo Ribeiro
Leonor Nogueira
Timoteo de Leon